Você está querendo atrair compradores para o seu site de compras coletivas?






Depois que milhares de pessoas conheceram o “poder da compra coletiva”, criada pelo Groupon nos EUA, muitos sites do gênero foram criados visando aproveitar a oportunidade de oferecer ofertas para esse público. Logo, foi criado um novo conceito de compra, simples, mas muito concorrido, aonde poucos irão sobreviver. Confira abaixo algumas estratégias que você pode adotar agora para aumentar o número de compradores para seu site.

O envio de Email Marketing é o carro chefe de milhares de sites de compra coletiva. Através de email, as ofertas são divulgadas dia a dia para milhares de potenciais compradores – caso você possua uma grande lista de emails. Como as ofertas são diárias, campanhas de email marketing são fundamentais para divulgação e aumento de tráfego no site, aumentando a possibilidade de gerar vendas.

Conseguir emails para enviar “ofertas imperdíveis” é um grande desafio para qualquer empresa, mas a necessidade de fazer o envio de email marketing é ainda maior para os sites de compra coletiva, no entanto, é importante evitar cometer o erro que muitos empresários ou gestores de venda e marketing cometem: comprar contatos ou emails. A primeira regra é NÃO COMPRE emails, pois não irá adiantar prosseguir as estratégias com contatos desqualificados, que não tem interesse; para obter altas taxas de conversão você terá que conquistar possíveis clientes. Veja uma lista rápida do que fazer para aumentar suas vendas:

1. Contrate uma empresa de email marketing:

Não adianta conseguir milhares de contatos que desejam receber sua oferta se as pessoas tiverem dificuldade para receber seus emails. Invista em marketing de forma profissional. Através do programa e-mail marketing de uma ferramenta como o SendNews, por exemplo, você poderá enviar suas campanhas para milhares de potenciais compradores com agilidade e, ainda, poderá acompanhar relatórios para melhorar a taxa de abertura e cliques das campanhas, melhorando a conversão e conseguindo gerar cada vez mais vendas para seu site de compras coletiva.

2. Tenha um site com ótimo visual e boa navegação:

É básico, mas muitos empreendedores compram scripts de site de compra coletiva de terceiros, com layouts ruins, que não possuem boa navegação e, tampouco, passam credibilidade para o comprador. Um site bem feito, com boa navegação, passa a credibilidade necessária para o possível comprador inserir seu email e se tudo for feito corretamente, finalizar a compra. Isso não quer dizer que não há bons softwares de compra coletiva por aí, mas procure o melhor ou procure uma empresa de desenvolvimento de software capaz de criar um ótimo site.

3. Crie um ótimo formulário para captar email:

Seja objetivo. Quando o site for carregado, peça o email através de um formulário (pop-up). O formulário não deve exigir muito, peça o email e o nome no máximo, depois disso você terá mais tempo para trabalhar o relacionamento e pedir informações adicionais através dos emails, inclusive relatando os pontos positivos de realizar um cadastro completo. O formulário deve ser inteligente, após a pessoa acessar o site e realizar o cadastro, ele não deve mais aparecer.

4. Publique ótimas fotos no seu site e em suas newsletters:

Invista em fotos bem produzidas, compre fotos em sites especializados. Como diz o ditado popular: “uma imagem vale mais do que mil palavras”; compre as melhores fotos que puder!

5. Pareça com um site de compra coletiva:

O conceito principal de um site de compra coletiva sempre foi o apelo de uma determinada oferta, que deve ser comprada em determinado tempo por uma quantidade mínima de compradores. Sempre há em destaque uma oferta específica, então, logo alguém pensou: “Por que não colocar várias ofertas no site de compra coletiva?”

Não há erro em colocar várias ofertas, mas deixe sempre a oferta principal em destaque. Muitos sites de compra coletiva parecem com agregadores de sites de compra coletiva, o que pode gerar confusão na mente do comprador. O Twitter permite escrever até 140 caracteres, por que eles não mudam isso? O site de compra coletiva deve evidenciar a melhor oferta do dia, NÃO REINVENTE A RODA.

6. Cumpra o que promete:

Forneça informações de ofertas de forma precisa. Um dos maiores diferenciais competitivos de um site de compra coletiva pode ser esse; descreva as ofertas da melhor forma possível, seus clientes não podem ter dúvidas quanto as ofertas, como exemplo: É desagradável comprar uma oferta de pizza e ao chegar no local descobrir que o voucher não é válido para “aquela” pizza que está no cardápio, ou o cliente descobrir somente após a compra que a promoção não é entregue em sua residência. O detalhe faz a diferença e a relação deve sempre ser ganha-ganha-ganha. Dessa forma você sempre terá clientes comprando e indicando o seu site.

7. Diga o que você vai fazer com os emails:

Deixe claro o que você vai fazer com as informações fornecidas pelos seus clientes, crie uma política de privacidade simples e objetiva dizendo suas reais intenções, dessa forma você gera mais confiança para que as pessoas façam o cadastro e fiquem motivadas para receber suas ofertas.

8. Compra coletiva é um novo conceito:

Tudo o que é novo, gera curiosidade e medo. Muitas pessoas já conhecem o que é compra coletiva, pois algum amigo ou parente já comprou um voucher, tanto que existem milhares de sites aparecendo a todo o momento, mas poucos sites de compra coletiva ganham dinheiro. Isso ocorre porque as pessoas costumam comprar dos sites mais famosos e se você é novo nesse mercado, a primeira pergunta deve ser: O que eu tenho a oferecer de novo para esse público? Se você não é o primeiro, é certo que terá que criar diferenciais!

9. Segmente seus emails:

Segmentação é fundamental, pois as campanhas de email marketing devem ser enviadas para um público específico, normalmente segmentado pela localização aonde a oferta encontra-se, como a cidade.

Existe alguns sites no exterior que já estão utilizando o CEP para aumentar a relevância da oferta divulgada para o potencial comprador, oferecendo ofertas próximas a sua residência.

Neste post inicial vimos que planejar um site de compras coletivas e ter resultados significativos exige investimento de tempo e dinheiro, além de inteligência estratégica. Fique atento à continuação desse tema, nos próximos dias!

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