Estudo analisa campanhas de email marketing de sites de compras coletivas






Existem “táticas secretas” para uma bem sucedida campanha de email marketing? Este método de marketing digital tem papel cada vez mais crucial em levar aos consumidores ofertas diárias enviadas por empresas de compras coletivas. Com milhares de sites operando no Brasil, segundo dados da e-bit e do blog Bolsa de Ofertas, os profissionais do marketing destas empresas precisam alavancar seus canais de venda mais efetivamente para sobreviver no mercado e tornar os clientes fiéis a sua marca.

A Strongmail, uma empresa especializada na gestão de relacionamento em mídias sociais e email marketing, divulgou um novo relatório intitulado como “How Daily Deal Sites Capitalize On Email Marketing” que analisa campanhas de email dos sites de compras coletivas líderes nos Estados Unidos, dando dicas para diferenciar uma empresa em um ambiente de mercado saturado.

A seguir listamos algumas das principais recomendações que aparecem no estudo, que se implementadas corretamente podem melhorar os resultados do seu negócio.

O sucesso de longo prazo vai além de apenas prover grandes ofertas: é preciso saber fazer a oferta certa, para as pessoas certas e no tempo certo. É preciso tornar as suas ofertas diárias as mais relevantes possíveis para cada grupo de clientes, ou de outra forma, poderá rapidamente perder os clientes de seu site.

Disponibilizar conteúdo relevante é o mais importante. Trazer informações relevantes sobre os produtos, bem como avaliações de outros clientes, é fundamental para o sucesso.

Certifique-se de que suas mensagens enviadas cheguem sempre no mesmo horário todos os dias, com variações de no máximo em 10-15 minutos, para dar um senso de imediatismo e urgência entre sua base de assinantes. Isto trará grandes aumentos em suas taxas abertas, de cliques e em suas receitas.

Permita ao consumidor saber como o seu conteúdo será enviado. A maneira como isto será feito – se mensagens individuais ou para muitos indivíduos - é uma escolha pessoal e deve estar de acordo com as preferências de seus clientes.

Seja simples. Os consumidores não gastam muito tempo olhando os seus emails recebidos, e caso ele não seja claro, poderá rapidamente ser enviado para a lixeira. Usuários normalmente gastam de 3-7 segundos com mensagens de emails promocionais, o que torna essencial que as mensagens sejam claras e não prolixas.

Programas on-boarding funcionam e podem ser usados para aumentar o conhecimento e o engajamento de seus assinantes com os seus serviços, de forma a construir uma fidelidade de longo prazo com sua marca.

Use a sua tecnologia de emails para enviar mensagens inteligentes. Nem todos os seus clientes irão ler suas mensagens diariamente – use em suas mensagens uma lógica dinâmica de forma a maximizar suas chances de convencer seus clientes a comprarem suas ofertas.

Otimize a parte superior do template para trazer consigo funcionalidades como “adicionar a lista de emails” ou “visualizar no navegador”.

Combine ou compile conteúdos de mensagens quando aplicável ou possível. Racionalizar a experiência de emails de seus clientes consolidando conteúdos similares e complementares acerca de seus produtos trará um grande aumento geral em suas taxas de engajamento.