Groupalia adquire site de compras coletivas brasileiro






 

Groupalia, quarto maior site de compras coletivas no Brasil, anuncia nesta quinta-feira, 20, a compra do Oferta Xsite com proposta semelhante a sua, mas de menor porte, que atendia o mercado do Rio Janeiro. A aquisição — primeira da empresa espanhola — traz 1,5 milhões de novos clientes, totalizando agora 5,5 milhões de usuários. O valor do negócio não foi divulgado.

O objetivo da companhia é chegar perto dos três primeiros clubes de compras coletivas do País. “Entre os países que atuamos, aqui estávamos na posição menos favorável. Já sentíamos necessidade de chegar próximo à liderança há algum tempo”, diz o diretor da Groupalia no Brasil, Henrique Iwamoto.

Esta é a primeira vez que a empresa faz uma aquisição. O OfertaX foi escolhido pela força que tinha no Rio de Janeiro, segundo maior mercado da Groupalia. Seu primeiro mercado é São Paulo e o terceiro, Belo Horizonte.

A Groupalia foi fundada na Espanha em maio de 2010 e, três meses depois, veio para o Brasil. No mundo, a companhia tem 600 funcionários, entre os quais 150 brasileiros. Os outros estão nas unidades da empresa em Itália, México, Chile, Peru e Colômbia.

Mortandade

A concorrência entre sites de compras coletivas deve diminuir em pouco tempo, segundo Iwamoto. O executivo afirma que a tendência é que parte dos 2 mil sites dessa categoria existentes no Brasil  desapareçam. “O mercado vai passar por um período de maturidade, tanto em termos de quantidade como de qualidade. Vai haver uma mortandade. Não há como fugir disso”.

Três fundos de capital de risco investem na Groupalia: General Atlantic, Insight Venture Partners e Index Ventures.