E-commerce no Brasil deve crescer 35% em 2013






 

O ecommerce no Brasil está em franca expansão, com crescimento muito forte nos últimos três anos e, neste ano, o desempenho do setor não será diferente. É muito importante que os lojistas acompanhem o crescimento para entender as tendências do mercado e garantir o máximo crescimento ao seu ecommerce.

Para gerenciar o a sua loja virtual rumo à ascensão no mercado digital é importante entender a atual situação do mercado nacional, para que a partir desses dados seja possível o desenvolvimento de estratégias eficientes e flexíveis de acordo com as tendências do mercado digital. Entenda e acompanhe as tendências de investimentos e faturamentos por setores no e-commerce nacional para um planejamento eficiente da sua loja virtual em 2013.

Crescimento do acesso à Internet eleverá faturamento

Segundo pesquisa do Ibope, já são 70,9 milhões de brasileiros com acesso a Internet do País, o que representa mais do que toda a população de alguns países, como França, Argentina e Canadá. Dentro disso, estima-se que até o final de 2013 haja um crescimento de 35% das vendas de e-commerce nacionais sobre o faturamento de 2012, que foi por volta de R$24 milhões.

Ascensão da Classe C

Muito se fala da ascensão da Classe C e realmente a atividade comercial que ela exerce no mercado também tem reflexos no mercado online, já que atualmente ela representa 21% dos consumidores em lojas virtuais e com o crescimento do acesso à Internet, a Classe C, que tem optado pelas compra online devido à praticidade e melhores preços, tende a se tornar cada vez mais participativa no mercado digital.

Categorias de produtos em crescimento comercial

As categorias que vêm crescendo desde 2010 e tendem a alavancar cada vez mais vendas em 2013 são: Eletrodomésticos, Jogos e brinquedos, Móveis e Utensílios Domésticos. Já a categoria que mais cresce é a de Eletrônicos. Mas o faturamento tende a crescer muito em outros nichos do mercado nacional, que são a de Cosméticos e Higiene Pessoal, Alimentos e Bebidas e Roupas e Calçados.

 

 

Maior investimento em Mídia Digital

Também é importante destacar o setor Publicitário e de Marketing de ecommerce. Segundo dados do Projeto Inter-Meios de em 2012, a televisão ainda se mostra o veículo de comunicação que mais fatura com Publicidade, com 64,88% do total investido no país, todavia a Internet é o meio em que o investimento publicitário mais cresce no Brasil, subindo 15,46%, seguido pelo crescimento em campanhas na TV por assinatura, com 15,41% e cinema, com 14,2%.

O mercado virtual tem ganhado cada vez mais credibilidade e a confiança dos consumidores brasileiros. A grande maioria dos usuários que já compraram online tem a intenção de comprar novamente e o índice de consumidores de lojas físicas que consideram a possibilidade de adquirir produtos online vem crescendo cada vez mais.

Aproveite esse momento para direcionar os investimentos no seu e-commerce de forma estratégica e alavanque suas vendas em 2013!