O sucesso dos sites de compras coletivas segmentados






Uma modalidade tem chamado a atenção nos sites de compras coletivas, são os sites de compras coletivas de nicho. A ideia é simples: ao invés de oferecer vários tipos de serviços com descontos, o site apenas disponibiliza ofertas de um tipo de comércio. São sites voltados para públicos específicos como gastronomia, turismo, saúde e bem estar, noivas, animais de estimação, mulheres, gestantes e bebês, homossexuais e outros tantos. Com isso se ganha em ofertas especificas para públicos que buscam por estes descontos.

O site de compra coletivas Gula Club, por exemplo, é especializado no segmento de gastronomia (alimentos e bebidas), e está no ar desde julho deste ano com cerca de 70 mil usuários cadastrados. Estão concentrados em reunir as melhores ofertas do mercado, para serem comercializadas com descontos que variam de 50% a 90%, em nível regional e nacional. Assim, ajudam os usuários a explorarem de maneira mais ampla e econômica, diversos estabelecimentos no segmento de alimentos e bebidas das cidades onde vivem! Para os parceiros dos sites de compras coletivas como restaurantes, bares, e muitos outros tipos de estabelecimentos no segmento da gastronomia (A&B) – oferecem uma maneira única, ampla e exclusiva, de alcançar e conquistar milhares de novos clientes na área. É um bom exemplo de sites de compras coletivas de nicho.

Já o Innbatível é um site de compa coletivas segmentado na área de turismo. Com descontos de 50% a 80% em pousadas de luxo, hotéis, resorts, cruzeiros marítimos, passagens aéreas, entretenimento e muito mais. Já pensou viajar a Miami e Orlando por R$1699, incluindo passagens aéreas + 5 noites de hospedagem + carro com km livre + transfers para todos os parques da Disney? Pois é, esta foi uma oferta lançada recentemente no site e pode ser parcele em até 12x. O preço normal do pacote é de R$ 3.990,00, o site possibilitou uma economia de R$ 2.291,00. Foram vendidos 1.160 cupons. O segmento de alto luxo é uma opção para sites de compras coletivas de nicho.

E que tal algo voltado às crianças e adolescentes? Esta é a proposta do site Wooh! As empresarias Daniela Cosendey e Cláudia Dib, proprietárias do site descobriram que lazer é o que mais faz diferença para os usuários. Tentam fazer parcerias exclusivas que não estejam anunciadas em outros sites de descontos. E prometem fazer pesquisa prévia sobre os vendedores, checando a capacidade de atendimento e colocando à disposição um número de ofertas de que os fornecedores possam dar conta.

Segmentação é chave para o sucesso em compras coletivas

Selecionar um determinado nicho de mercado para trabalhar é uma estratégia que pode potencializar os resultados de vendas na internet, além de beneficiar os consumidores. Esse é um ponto que temos deixado bem claro em nosso curso de criação de sites de compras coletivas. Leandro Krug Batista, consultor de marketing e varejo do Sebrae/PR, explica que o mercado brasileiro de compras coletivas evolui na medida em que oferece opções dirigidas para os clientes. “A tendência de segmentar os sites é válida. Muitas vezes, encontramos ofertas que contrastam entre si nos portais tradicionais. Essa falta de separação pode tornar o processo de compra mais lento” avalia.

E você. Gostaria de acrescentar algo a essa tendência de sites de compras coletivas de nicho?

Fonte: Curso de E-commerce