Pesquisa mostra uso de compra coletiva em presentes para Dia dos Pais






 

O Dia dos Pais está se aproximando e muitos consumidores já estão buscando bons presentes para impressionar essa figura tão importante em suas vidas. De acordo com uma pesquisa atual da PriceGrabber, muitos consumidores estão planejando usar sites de compra coletiva para fazer suas compras no Dia dos Pais deste ano.

A PriceGrabber, componente da Experian, pesquisou 2.950 consumidores online dos Estados Unidos para descobrir como eles planejam fazer compras com promoções e descontos para presentear os seus pais. Enquanto muitos planejam gastar quase a mesma quantia do ano passado (por volta de US $ 100), 45% dos clientes disseram que estariam usando as compras coletivas em busca do presente perfeito.

Quando os consumidores foram interrogados sobre quais sites de compra coletiva eles usariam, 52% mencionaram o Groupon, 46% disseram PriceGrabber, 29% citaram o Google Offers, 20% contariam com o LivingSocial e 15% utilizariam o Facebook Deals. De acordo com dados da pesquisa, 50% dos consumidores pretende gastar entre $ 25 e $ 99 em presentes e 22% espera gastar de $ 100 à $ 249 em compras para o Dia dos Pais.

Muitos consumidores pretendem utilizar técnicas para poupar dinheiro e ficar dentro do orçamento quando forem às compras do Dia dos Pais este ano. Quando questionados sobre quais técnicas planejam usar para poupar, 59% dos entrevistados indicaram as compras online fazendo comparação entre os sites, 34% dos consumidores pretendem fazer compras com descontos, pechincha ou lojas de varejo, 18% planejam visitar sites varejistas e imprimir cupons e 21% pretendem usar técnicas tradicionais para poupar dinheiro.

A pesquisa ainda revelou que 27% dos consumidores querem presentear o benfeitor com algo prático, como ferramentas, acessórios para automóveis e eletrodomésticos. Entre os entrevistados, 17% pretendem comprar um presente relacionado ao hobby. Aparentemente, os pais também precisam de algum tipo de entretenimento em suas vidas e novas roupas em seus armários: 14% revela a intenção de comprar um presente para entretenimento, tais como eletrônicos de consumo, música ou filmes e 9% planeja comprar roupas ou acessórios. Alguns entrevistados querem dar um presente que eles também possam usufruir: 8% pretendem presentear o pai com um jantar, férias ou um show – o que lhes permitirá partilhar ou passar algum tempo com o presenteado.

Em 2010 o Indicador Serasa Experian revelou um crescimento de 6,9% em comparação ao mesmo período do ano de 2009. Se os números continuarem crescendo, essa é uma excelente oportunidade para quem quer lucrar nas datas comemorativas.

A pesquisa da PriceGrabber não foi realizada aqui no Brasil, mas as porcentagens possivelmente refletem a realidade brasileira e mundial, mostrando o impacto que as compras coletivas causaram no comportamento do consumidor.