Sites de compra coletiva se consolidam no mercado






A aquisição do Groupalia pelo Peixe Urbano anunciada no fim da semana passada aponta para uma tendência do setor de sites de compras coletivas: a de consolidação dos negócios. O setor, que nos últimos anos atraiu milhares de empreendedores, hoje vivencia diversas aquisições.

"Muita gente olhou o mercado, achou fácil abrir uma empresa e resolveu se aventurar. Viram que não era tão fácil e estão fechando as portas", diz o sócio-fundador e CEO do Peixe Urbano, Júlio Vasconcellos.

Segundo uma pesquisa da SaveMe, site que reúne ofertas de diversos domínios, e da consultoria e-bit, no fim do ano passado metade dos 1.600 sites de compras coletivas no Brasil não divulgava mais ofertas ou estava fora do ar. Outra pesquisa do SaveMe mostra que pelo menos 57 sites de compras coletivas fecharam as portas entre novembro de 2011 e fevereiro deste ano.

Um dos motivos para o setor ter atraído diversos empreendedores pequenos está no baixo investimento inicial. "O custo de entrada pequeno atraiu empresários dos mais diversos níveis, mas muitos tinham apenas conhecimento tecnológico, da estrutura do site e pouca experiência no atendimento ao público e administração", diz o professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Eric Universo Brasil.

Segundo o Groupon, outro grande competidor do mercado, as barreiras de entrada para ingressar no negócio continuam baixas. "Mas é difícil uma nova empresa competir com as consolidadas, com um grande investimento", afirma o CEO no Brasil, Florian Otto.

A movimentação no mercado de compras coletivas ficou evidente na semana passada com a aquisição das operações do Groupalia em seis países pelo Peixe Urbano. A partir de agora, o Peixe Urbano atuará em dois novos locais: Colômbia e Peru. No Brasil, México, Argentina e Chile, o site já atuava, sendo que nos dois últimos ele entrou por meio de compras de empresas. Há um mês, o site também adquiriu o Zuppa, que faz reservas de restaurantes.

Mas não é só o Peixe Urbano que anda indo às compras. O próprio Groupalia havia adquirido o Oferta X. Recentemente, o Groupon arrematou o site de compra coletiva da Malásia além de três outros domínios de serviços complementares ao de compras coletivas - o Uptake (especializado em encontrar informações sobre as cidades para viajantes), a Adku (de dados de compradores) e a Hyperpublic (empresa que agrega dados locais e negócios).

Fonte: odiario.com