Faturamento dos sites de compras coletivas






O faturamento dos sites de compras coletivas foi de R$ 138 milhões em março, segundo a pesquisa mensal do InfoSaveMe sobre o setor. Com o término das épocas de festas, férias e carnaval, o segmento dos sites de compras coletivas faturou R$ 138,277 milhões ao longo do mês de março.

 
O faturamento dos sites de compras coletivas está sujeito a esse tipo de oscilação sazonal, uma vez que de maneira geral, as compras nos sites de compra coletiva são de itens considerados supérfluos, ou compras por impulso e que por isso sofrem uma retração em épocas em que prioridades como pagamento de IPTU, IPVA e matrículas escolares estão em primeiro lugar na lista de despesas.
Faturamento dos sites de compras coletivas continua em alta
 
O acompanhamento do InfoSaveMe mostra que o mercado dos sites de compras coletivas continua aquecido, embora o número de sites ativos tenha sofrido uma queda considerável, desde o boom desse tipo de e-commerce em 2010. O faturamento do setor continua em alta, mas em uma escala maior do que a verificada durante o período de euforia do mercado.
 
Quando se analisa o faturamento dos sites de compras coletivas e a quantidade de sites ativos é que entendemos o que está acontecendo no mercado. Embora o número de sites tenha caído, ainda temos uma curva ascendente no faturamento do setor, o que significa que os sites que restaram estão sendo mais eficientes em termos de administração do negócio.
 
Segmentação e faturamento em compras coletivas
 
Quando se analisa o faturamento dos sites de compras coletivas e o desempenho no ranking dos sites de compras coletivas percebemos que os sites de compras coletivas segmentados ou regionais estão tendo um desempenho mais eficiente. Essa análise nos leva a acreditar que o mercado está finalmente alcançando o ponto de equilíbrio com uma separação bem clara entre sites mais abrangentes como Peixe Urbano e
 
ClickOn e os sites menores que se especializaram em algum nicho de mercado ou os sites de compras coletivas regionais.