Supermercados organizam compra coletiva de sacolas retornáveis






Com a proibição do uso de sacolas plásticas no comércio, a Associação dos Supermercados de Uberaba (Assuper) está fazendo cotação para uma compra coletiva de sacolas retornáveis, já que a demanda dos consumidores deve aumentar nos próximos dias. A afirmação é do presidente da entidade, José Vicente da Silva. “Não estamos vendendo ainda porque estamos aguardando uma negociação que a Assuper está fazendo com uma empresa de fora. Nós vamos comprar para todos os associados uma quantidade maior para gente vender mais em conta em relação ao preço que está no mercado.”

Ainda de acordo com o presidente da Assuper, nos hipermercados a procura aumentou bastante, mas nos comércios de bairro ainda não houve uma procura significativa. “Nos comércios de bairro, geralmente o cliente está próximo de casa, e ainda está podendo trabalhar com a sacolinha. A gente também entrega em domicílio. Nas empresas grandes, segundo os gerentes, está havendo uma procura bem grande. Depende do poder aquisitivo das pessoas que vão a cada supermercado.”

Nas feiras da cidade, o aumento nas vendas do produto já foi sentido. Segundo o feirante Celso José da Silva, a venda de carrinhos de feira continua normal, mas a de sacolas retornáveis cresceu 30% este mês. “Isso é bom para o meio ambiente, e estamos conseguindo vender a um bom preço, em média R$ 10, mas tem até de R$ 3, para todos os gostos.”

O prazo para a eliminação das sacolas plásticas terminou do último dia 28, dentro da lei municipal 11.089, de 31 de dezembro de 2010, que proíbe o uso deste tipo de material. No entanto, o uso ainda é permitido nos estabelecimentos que não conseguiram acabar com o estoque.

Fonte: jmonline.com.br