Aumento de 4 milhões de usuário em site de compra coletiva em 1 mês






Os dados são do Ibope Nielsen Online. Entre fevereiro e março deste ano, o número de internautas que acessaram sites de compras coletivas no Brasil passou de 13 milhões para 17,1 milhões. O salto é impressionante, e representa 30% de aumento entre um mês e outro. Se comparado em relação ao número de internautas do país, os usuários de compras coletivas já são 40% do total, contra 32% em fevereiro – o número de usuários de internet ativos no período saltou de 41,3 milhões para 43,2 milhões.

Ainda há muito espaço para crescimento, não há dúvida, mas os números são de impressionar qualquer um. De um mês para o outro, nada menos que 4 milhões de novos usuários ingressaram no sistema. Os dados confirmam o poder viral das ofertas e dos sites, que têm investido muito recentemente em ferramentas para atrair novos usuários.

Dois dos mais conhecidos são bônus em descontos para novos usuários, que em geral variam entre R$12 e R$15. Outro mecanismo utilizado para atrair novos usuários, utilizado especialmente em sites de médio porte, é o sorteio de produtos eletrônicos entre os cadastrados, como iPads e iPhones. Por fim, não podemos esquecer o investimento maciço dos sites de compras coletivas em mídias online como o Google Adsense e outras redes de Links Patrocinados.

Até onde esse número vai chegar – e com que velocidade? Dada a agressividade do mercado hoje em conquistar novos usuários para as compras coletivas, e a penetração dos sites em cidades cada vez menores, a aposta é que deve chegar alto – e rápido.